Programa de Aceleração do Desenvolvimento Interpessoal

Um programa de melhoria e desenvolvimento do clima organizacional, desenvolvido por profissionais de Administração e Psicologia com o propósito de facilitar o processo me mlhoria contínua e mudanças organizacionais.

Earthblog

A Real-World Joomla! Template

 

Blog´s

Professor Iranilson Mota

MODELOS DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 
Blog - Iranilson - Blog - Prof. Iranilson Mota
Escrito por Iranilson Mota   
Sex, 04 de Junho de 2010 14:08

A partir deste tema farei uma série artigos para trabalharmos as Habilidades e Competências tão exeigidos no mercado de trabalho.

Os modelos de administrativos com foco em competências e habilidades se enquadram dentro do conceito de RH Estratégico e nasceram inseridos num contexto de competitividade crescente como uma forma inovadora e inteligente de atender às novas demandas dos ambientes organizacionais.


PIRMIDE_HeC_PROF_IRANILSON_MOTA

De inicio, é importante esclarecer que quando falamos sobre competência estamos adotando sua definição mais amplamente utilizada:

"Conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e aptidões que possibilitam maior probabilidade de obtenção de sucesso na execução de determinadas atividades”. 

Há que se dizer que atualmente estudamos dois modelos de competências denominados de Competências Técnicas e Comportamentais, acredito que as Competências Técnicas são de extrema importância para a evolução do profissional e as considero como a base da pirâmide, já as Competências Comportamentais estão alinhas a todos os níveisn da organização, porém, são elas que irão apresentar a verdadeira personalidade do profissional, levando o mesmo a tomar diversas atitudes que irão diferencia-lo dos demais profissionais.

 

Como havia comentado estarei de forma sistemática apresentando as Competências "Técnicas e Comportamentais" ora estudadas como base da Pirâmide das Habilidades e Competências, em seguida apresentarei de forma dinâmica as Atitudes, acredito que com isso finalizaremos todo processo de evolucao de um profissional, mas não esgotaremos de forma alguma os estudos e as análises visto a grande complexidade da formação de um executivo de sucesso.

Alguns assuntos aqui apresentados são de pesquisas bibliográficas e outras são de minhas consepções, experiências e vivências profissionais e acadêmicas, mas o intuito é propor uma análise horizontal e vertical sobre o assunto para servir de base acadêmica e profissional aos leitores deste Blog.

  

Bibliografia Consultada

ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional - São Paulo - Prentice Hall - 2002.

MAXIMIANO, A.C.A. - Introdução à Administração - São Paulo - Atlas - 2000.

GIBSON, Ivancevitch e Donelly - Organizações: Comportamento, Estrutura e Processos - São Paulo - Atlas - 1981.

 

Última atualização ( Ter, 08 de Junho de 2010 18:31 )