Programa de Aceleração do Desenvolvimento Interpessoal

Um programa de melhoria e desenvolvimento do clima organizacional, desenvolvido por profissionais de Administração e Psicologia com o propósito de facilitar o processo me mlhoria contínua e mudanças organizacionais.

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Professor Iranilson Mota

COMPETÊNCIAS TÉCNICAS PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Iranilson Mota   
Ter, 08 de Junho de 2010 14:36

As Competências Técnicas tão exigidas no mercado de trabalho e necessárias para a execução das atividades profissionais, serão apresentadas aqui de forma que possibilite um alinhamento para a formação da carreira profissional, pois é impossível hoje em dia alguém conseguir chegar a altos cargos executivos ou simplesmente à gestão de empresas levando as mesmas ao sucesso, sem se ter Competência Técnica.

Quando ministro aulas de Empreendedorismo falo com frequência nesse tema, acreditem ou não, ainda tem alunos que insistem em citar o velho exemplo do avô que fez sucesso sem ter ido ao banco de escolas, parabéns ao vovô! Mas vivemos em outros tempos e realmente isso não é mais possível, pois o mercado é globalizado e extremamente exigente. Entendo como Competências Técnicas todas aquelas que são obtidas através de educação formal, treinamentos e experiência profissional, são elas:

 

COMPETENCIAS_TECNICAS

Escolaridade – Nível de escolaridade formal exigida para o pleno desenvolvimento das atribuições do cargo.

Treinamentos – Treinamentos, cursos específicos, habilitações profissionais, especializações, etc., necessários para obter melhores resultados no desempenho do cargo.

Conhecimentos Técnicos – Conhecimentos essenciais para o pleno desenvolvimento das atribuições do cargo, obtidos através da escolaridade e treinamentos realizados e aplicados e aprimorados em experiência profissional, podem ser classificados como:

Conhecimentos técnicos elementares - Pressupõe o conhecimento de um vocabulário que permita compreender as orientações de trabalho e comunicar com titulares de empregos semelhantes. O conhecimento técnico é limitado ao nível da tomada de conhecimento da existência de princípios técnicos subjacentes à realização de tarefas relativamente simples e repetitivas. Este nível de conhecimentos é adquirido através do ensino básico e de uma prática profissional de curta duração ou de adaptação ao posto de trabalho.

Conhecimentos técnicos básicos - Conhecimento preciso de um determinado vocabulário técnico que lhe permite tratar informações variadas. Este nível de conhecimento permite a recolha de informações, o seu registro, assim como a compreensão de princípios técnicos. Este nível está associado a tarefas com algum grau de repetitividade ou a uma polivalência horizontal (realização de tarefas de outros postos ou empregos próximos).

Conhecimentos técnicos fundamentais - Pressupõe um nível de conhecimento que se traduz em capacidades para compreender as repercussões de determinado fenômeno ou fator nas ações. Trata-se de um nível em que se exige a elaboração de relações analógicas entre os conhecimentos e as práticas, apelando para o domínio de alguns fundamentos gerais de ordem científica e técnica. Pressupõe também que o indivíduo consiga discutir, colocar questões, compreender as respostas e negociar diferentes formas de abordar um problema.  Este nível de conhecimento é adquirido através do ensino técnico-profissional e/ou de uma experiência profissional construída através de um percurso profissional por vários empregos idênticos ou próximos (2-5 anos).  As atividades associadas a este nível podem ser de transformação e manutenção com autonomia; de coordenação e controlo relativos a tomada de decisões de rotina.

Conhecimentos técnicos sólidos - Pressupõe um nível de conhecimento que permita avaliar e analisar resultados e conhecer os limites e os constrangimentos dos conceitos, métodos e instrumentos e, em função dos mesmos, prever situações, propor alterações aos procedimentos. Trata-se de possuir um domínio de conhecimentos científicos e técnicos específicos que pressupõe que o indivíduo disponha de uma real autonomia nos conceitos, métodos e instrumentos, adquiridos ao nível do ensino superior politécnico ou equivalente que lhe permitam desenvolver atividades de concepção e de gestão com autonomia e encontrar soluções para situações imprevistas e disfuncionamentos.

Conhecimentos técnicos profundos - Trata-se de um nível de conhecimentos que permite a evolução dos conceitos, métodos e instrumentos e corresponde à capacidade de conceber e renovar o sistema de gestão, o sistema técnico, ou outro. Este nível exige o domínio total e aprofundado dos fundamentos científicos e técnicos, que são adquiridos através do ensino de nível superior. Permite pesquisar, intervir e tomar decisões inovadoras relativas a situações não experimentadas.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

ROBBINS, Stephen P. – Comportamento Organizacional  –  São  Paulo – Prentice Hall, 2002

MAXIMIANO, A.C.A. – Introdução à Administração – São Paulo, Atlas, 2000

GIBSON, IVANCEVITCH E DONELLY – Organizações: Comportamento, Estrutura, Processos – São Paulo - Atlas, 1981.

Última atualização ( Ter, 08 de Junho de 2010 18:17 )