Consultoria Empresarial

Prestação de serviços em Consultoria Técnica Especializada em Assessorias em: Recursos Humanos; Gestão da Qualidade; Responsabilidade Social; Planejamento e Gestão; Contabilidade Empresarial e Marketing Empresarial.

Earthblog

A Real-World Joomla! Template

 

Blog´s

Professor Iranilson Mota

Blog - Professor Iranilson Mota | Usina Consultoria

Professor Iranilson MotaMotivação e Sucesso! Temas presentes na vida de todo ser humano e necessários para carreira pessoal e profissional! Mas como manter um percentual de Motivação necessária para a conquista do Sucesso? Que sucesso é esse? Tão sonhado por todos? Como chegar lá? Existe formula para isso? E a Motivação? É possível motivar Funcionários, Alunos, Equipes de Trabalho, Professores?

É para responder essas e outras perguntas que dispomos desse espaço, sendo um canal aberto para discussão e sugestão dos diversos seguimentos Profissionais Educacionais, Empresarial e do Poder Público.

Portanto dispomos de um espaço para você discutir os assuntos abordados e apresentar sua formula para manter a Motivação em Alta, bem como compartilhar suas histórias de Sucesso.


COMPETÊNCIAS TÉCNICAS PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 24
PiorMelhor 
Blog - Iranilson - Blog - Prof. Iranilson Mota
Escrito por Iranilson Mota   
Ter, 08 de Junho de 2010 14:36

As Competências Técnicas tão exigidas no mercado de trabalho e necessárias para a execução das atividades profissionais, serão apresentadas aqui de forma que possibilite um alinhamento para a formação da carreira profissional, pois é impossível hoje em dia alguém conseguir chegar a altos cargos executivos ou simplesmente à gestão de empresas levando as mesmas ao sucesso, sem se ter Competência Técnica.

Quando ministro aulas de Empreendedorismo falo com frequência nesse tema, acreditem ou não, ainda tem alunos que insistem em citar o velho exemplo do avô que fez sucesso sem ter ido ao banco de escolas, parabéns ao vovô! Mas vivemos em outros tempos e realmente isso não é mais possível, pois o mercado é globalizado e extremamente exigente. Entendo como Competências Técnicas todas aquelas que são obtidas através de educação formal, treinamentos e experiência profissional, são elas:

 

COMPETENCIAS_TECNICAS

Última atualização ( Ter, 08 de Junho de 2010 18:17 )
Leia mais...
 
MODELOS DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 
Blog - Iranilson - Blog - Prof. Iranilson Mota
Escrito por Iranilson Mota   
Sex, 04 de Junho de 2010 14:08

A partir deste tema farei uma série artigos para trabalharmos as Habilidades e Competências tão exeigidos no mercado de trabalho.

Os modelos de administrativos com foco em competências e habilidades se enquadram dentro do conceito de RH Estratégico e nasceram inseridos num contexto de competitividade crescente como uma forma inovadora e inteligente de atender às novas demandas dos ambientes organizacionais.


PIRMIDE_HeC_PROF_IRANILSON_MOTA

De inicio, é importante esclarecer que quando falamos sobre competência estamos adotando sua definição mais amplamente utilizada:

"Conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e aptidões que possibilitam maior probabilidade de obtenção de sucesso na execução de determinadas atividades”. 

Há que se dizer que atualmente estudamos dois modelos de competências denominados de Competências Técnicas e Comportamentais, acredito que as Competências Técnicas são de extrema importância para a evolução do profissional e as considero como a base da pirâmide, já as Competências Comportamentais estão alinhas a todos os níveisn da organização, porém, são elas que irão apresentar a verdadeira personalidade do profissional, levando o mesmo a tomar diversas atitudes que irão diferencia-lo dos demais profissionais.

 

Última atualização ( Ter, 08 de Junho de 2010 18:31 )
Leia mais...
 
DICAS DE ORATÓRIA PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 
Blog - Iranilson - Blog - Prof. Iranilson Mota
Escrito por Iranilson Mota   
Sex, 04 de Junho de 2010 14:04

Uma grande competência que forma incontestável é considerado uma das mais importantes no mercado de trabalho é a Competência da Oratória, como executivos, servidores públicos, vendedores ou atendentes, somos cobrados constantemente no ambiente de trabalho, na escola, em reuniões, etc.

Sendo um palestrante e professor, muitas pessoas me abordam pedindo para ajuda-los ou ensina-los técnicas que permitam melhorar o desempenho de falar em publico e consequentemente aumentar a chance de sucesso na carreira profissional.

 

Dicas_de_Oratoria

Partindo deste princípio nem sempre a disponibilidade tempo nos permite fazer esse trabalho de forma personalizada, daí busquei algumas dicas desse magnífico autor considerado um dos melhores no ramo, Reinaldo Polito responsável por várias publicas do gênero, porém, para aqueles que desejam mais detalhes ou um trabalho personalizado fiquem a vontade para nos procurarem.

 

Última atualização ( Ter, 08 de Junho de 2010 18:26 )
Leia mais...
 
MARKETING PESSOAL PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 
Blog - Iranilson - Blog - Prof. Iranilson Mota
Escrito por Mota   
Sex, 04 de Junho de 2010 13:42

 

Por onde viajo as pessoas me pedem dicas sobre esse tema por acreditarem que eu trabalho muito bem o meu Marketing Pessoal, agradeço de coração pelo carinho e se expresso isso e recebo elogias é sinal de que está funcionando.

Então decidi abordar esse tem para retornar a escrever no meu Blog a pedido de muitos leitores. Acredito fielmente que sem uma boa marca não é possível vendermos muita coisa, seja na via empresarial ou pessoal.

 MARKETING_PESSOAL

Marketing Pessoal hoje é a ferramenta mais eficiente de fazer com que seus pensamentos e atitudes, sua apresentação e comunicação, trabalhem a ser favor no ambiente profissional. Além desses detalhes o cuidado com a ética e a capacidade de liderar, a habilidade de se auto-motivar e de motivar as pessoas a sua volta, também fazem parte do Marketing Pessoal.

As empresas de hoje valorizam isso junto com a sua experiência profissional. A preocupação com o capital intelectual e a ética é fundamental na definição do perfil daqueles que serão colaboradores, pois daí pode surgir uma parceria na venda da imagem da própria empresa.

Então fiz um breve levantamento sobre alguns detalhes merecem atenção especial, e gosto sempre de ressaltar que no Marketing Pessoal não há espaço para os exageros.

As 10 dicas que apresento a seguir são sugeridas no site de um excelente comunicador o qual tive a honra de conhecê-lo em 1998 em Goiânia o Economista Carlos Hilsdorf www.carloshilsdorf.com.br, concordo com suas palavras e acredito que para muitas pessoas basta uma pequena dose de Marketing Pessoal melhorar significativamente sua imagem.

Última atualização ( Ter, 08 de Junho de 2010 18:24 )
Leia mais...
 
A ARTE DE ENGOLIR SAPOS PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 
Blog - Iranilson - Blog - Prof. Iranilson Mota
Escrito por Iranilson Mota   
Qua, 26 de Agosto de 2009 14:50
Como enfrentar desgosto sem que eles afetem sua autoestima.
Carol comemorava a seleção para uma viagem da empresa quando escutou do chefe: “Já que vai, veja se não volta grávida!”. Sônia esforçava-se além da conta, levando, até mesmo, trabalho para casa. Apesar disso, ainda ouvia de um superior que seu trabalho poderia ser facilmente substituído por estagiários. Existe em comum, nos dois depoimentos, a sensação de derrota e a tristeza de perceber que o mundo, há muito tempo, deixou de ser cor-de-rosa.
ENGOLIR_SAPOS
A sabedoria popular diz que a estabilidade no emprego depende da capacidade do profissional de engolir sapos. Mas será que é isso mesmo que o mercado procura? Para o professor de comunicação e marketing e palestrante em criatividade aplicada ao crescimento pessoal, Eduardo Zugaib, a resposta é “sim’’. “Para ser bem-sucedido naquilo que ser pretende, principalmente nesse mundo altamente conectado em que vivemos, é inevitável, uma vez ou outra,engolir um sapinho . A diferença entre ter ou não sucesso está na forma de digestão.Enquanto o primeiro avalia as causas e efeitos e, com humildade e visão, procura reinventar-se, o segundo fica com o sapo entalado na garganta,’’ explicar o professor.
Última atualização ( Sex, 11 de Setembro de 2009 13:15 )
Leia mais...
 
TRANSFORMANDO SUOR EM OURO PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 5
PiorMelhor 
Blog - Iranilson - Blog - Prof. Iranilson Mota
Escrito por Iranilson Mota   
Seg, 15 de Junho de 2009 20:28

 

Este tema é sobre o importante livro publicado pelo técnico de Bernardo Rezende, o livro resumo da trajetória profissional como técnico  Bernardinho, considerado por muitos como o melhor técnico de esportes coletivos do mundo.


O livro reúne os fundamentos utilizados na busca pela excelência no voleibol desde os tempos como técnico de um modesto clube italiano na cidade de Perugia até os tempos atuais com o grande sucesso da seleção brasileira de voleibol masculina. O livro tem como enfoque principal a carreira como técnico, mas possui também algumas passagens dos tempos de jogador onde Bernardinho já apresentava as atitudes que hoje tem como técnico.

Percebe-se ao ler o livro quais os valores que Bernardinho prega e faz valer em tudo que faz. Valores como espírito de equipe, paixão pelo que faz, disciplina, trabalho e outros mais. Cada um deles possui uma passagem no livro onde percebe-se facilmente a importância desses valores para os princípios de vida do treinador.

 

Transformando Suor em Ouro

 


Para Bernardinho, o espírito de equipe deve ser mantido a todo custo, pois no final das contas, são as pessoas que fazem a diferença. Um exemplo de como esse valor está acima de qualquer individualidade foi o que ocorreu recentemente quando do corte do levantador Ricardinho do pan-americano Rio 2007. Antes do Pan, Ricardinho havia sido eleito o melhor levantador da última liga mundial, no entanto, foi cortado do Pan porque colocou em risco o valor de espírito de equipe da seleção. Mesmo o Pan sendo um título que essa seleção ainda não havia conquistado e se tratando do melhor levantador do mundo, ele colocou em risco essa conquista em prol do espírito de equipe. Isso é que é ter um sistema de valores e praticá-los.

Última atualização ( Qua, 01 de Julho de 2009 20:38 )
Leia mais...
 
TRANSFORME CRISE EM OPORTUNIDADES PDF Imprimir E-mail
Blog - Iranilson - Blog - Prof. Iranilson Mota
Escrito por Iranilson Mota   
Sáb, 13 de Junho de 2009 13:17

 

Apesar do caráter negativo da crise, muitos especialistas acreditam que ela deve ser vista de forma positiva, como uma oportunidade de aprendizado, mudança e evolução.


“Se a encararmos como um momento de transição, veremos que chegamos a um ponto de decisão: evoluir ou fracassar. Vamos supor que a empresa perdeu seu maior cliente, que representava 70% da receita. Podemos fazer reuniões para procurar culpados, enquanto a companhia caminhava para a falência, ou reconhecer que estávamos acomodados de dependentes de um único consumidor, e partir em busca de novos mercados e clientes”

Crise!

Só de pensar nesta palavra já dá medo. E não é para menos. Afinal, nos últimos meses, temos vivenciado varias situações, como: caos econômicos, enchentes, seca, grandes acidentes, grandes empresas em concordata, etc. A perda com todos esses acontecimentos são muitas seja para o poder publico, iniciativa privada ou até mesmo profissionais liberais.
Sendo assim seria óbvio pensar que todos nós estaríamos aptos a sobreviver diante de uma crise, mas será que estamos? Certamente muitas pessoas responderiam negativamente essa pergunta.

 

Última atualização ( Sáb, 13 de Junho de 2009 14:00 )
Leia mais...
 
PERSISTIR SEMPRE DESISTIR JAMAIS... PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 
Blog - Iranilson - Blog - Prof. Iranilson Mota
Sáb, 23 de Maio de 2009 11:52

O OTIMISMO vence os maiores obstáculos! Veja a história de um otimista que:

• Faliu no comercio aos 31 anos;
• Perdeu a eleição para Deputado Estadual aos 32 anos;
• Faliu novamente no comércio aos 32 anos;
• Sua esposa morreu quando ele tinha 35;
• Teve um colapso nervoso aos 36;
• Perdeu a eleição para Prefeito aos 38;
• Para Deputado Estadual aos 46;
• Para Deputado Federal aos 48;
• Senado aos 55 e aos 58.

Porém, aos 60 anos foi eleito Presidente dos Estados Unidos . Seu nome? Abraham Lincoln.

Última atualização ( Sáb, 23 de Maio de 2009 12:53 )
Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>
Página 1 de 2